Conhecer os 4 C’s

A identificação e respectivo valor de mercado dos diamantes é feita por peritos em graduação de diamantes que seguem normas convencionadas universalmente conhecidas pelos 4 C’s : Carat, Colour, Clarity e Cut.

Estas designações são uma forma efectiva e universal de comunicação entre membros da indústria diamantífera

Carat Weight (Peso)

Carat é a unidade de medida dos diamantes, bem como das outras pedras preciosas, que determina o seu peso. Sabemos que 1ct (carat) equivale a 0,2 g e isso permite-nos descobrir o peso da pedra para lhe atribuirmos um valor.

Colour (Cor)

Mas os diamantes não são todos brancos? É uma pergunta frequente do consumidor. De facto, os diamantes na chamada Escala de Cor Normal podem variar da total ausência de cor até uma tonalidade muito clara de amarelo, cinza ou castanho. A escala de cor é composta por letras do D ao Z, sendo que D é a completa ausência de cor e o Z a letra em que o diamante tem uma maior quantidade de amarelo na sua composição. Por esta ordem lógica o diamante de cor D é o mais valioso. Pequenas diferenças de cor têm um grande impacto no valor de mercado do diamante. Os diamantes CARLTON estão categorizados como G/H.

Existem ainda os diamantes Fancy, que são diamantes de cor, que pela sua raridade se tornam extremamente valiosos. Podemos encontrar diamantes amarelos e castanhos que são os mais comuns dentro das cores, ou vermelhos, roxos ou azuis, que têm vindo a ganhar popularidade nas ultimas décadas, muitas vezes encontrados em leilões pela sua raridade e valor.

Clarity (Pureza)

Sabemos que o diamante é uma pedra natural, que se forma a grandes pressões e temperaturas o que faz com que seja possível encontrar “impurezas” a que nós, gemólogos, chamamos de inclusões. A pureza é provavelmente o “C” mais importante, porque determina o número, quantidade, local e visibilidade das inclusões do diamante. A escala de pureza do diamante utiliza a seguinte nomenclatura: Flawless (F), Internally Flawless (IF), Very Very Slightly Included (VVS), Very Slightly Included (VS) , Slightly Included (SI) e Included (I); sendo que Flawless é o diamante mais raro e valioso porque não padece de quaisquer defeitos internos e externos, é o diamante perfeito. E é tão raro que podemos trabalhar uma vida inteira como diamanteiros e nunca ver um Flawless.

Cut (Lapidação)

Uma boa lapidação é a forma do ser humano contribuir para a beleza de uma pedra. Quando um diamante interage com a luz, todos os ângulos e facetas afectam a quantidade de luz que é reflectida para os nossos olhos. Um artesão experiente consegue trabalhar a pedra de tal forma que as suas proporções sejam ideais potenciando o cintilar do diamante. A escala de lapidação classifica os diamantes de Excelente a Pobre.

Cuidar do Diamante

Apesar da sua dureza ser 10 na escala de Mohs, o diamante não é indestrutível, e há planos atómicos da estrutura molecular em que os átomos não estão tão ligados, o que faz com que o diamante possa partir na direção desses planos, o que significa que deve dar alguma atenção ao uso do seu diamante, especialmente se o diamante estiver muito exposto. Além disto, o diamante risca outro diamante, por isso devemos ter especial atenção a peças com vários diamantes cravados por exemplo em carril.

É importante referenciar, ao adquirir uma jóia com diamantes, que eles devem ser cuidados e limpos regularmente, pois o diamante tem uma especial atração pela gordura. Usar água morna e uma escova suave para a limpeza dos seus diamantes é o mais adequado. Relembramos também que o estado da cravação deve ser verificado a cada 2 anos.

Cuidar das Pérolas

As pérolas são gemas orgânicas, provenientes de seres vivos que necessitam de alguns cuidados, devido à sua sensível superfície porosa.

É importante evitar cremes, perfumes e qualquer detergente ou químico passível de corroer ou danificar o seu nácar, que é o brilho natural da superfície da pérola.

Por serem mais frágeis que outras gemas, devem ser guardadas num estojo ou caixa separadas das demais jóias, por forma a conservar a beleza natural que as caracteriza.

Garantias

Todas as peças CARLTON são acompanhadas de um certificado de autenticidade que atesta a qualidade das nossas jóias. Cada peça é trabalhada pelas mãos de artesãos experientes e cuidada de uma forma única e especial usando sempre as melhores matérias-primas na sua concepção.