fbpx

Cuidados a ter com o anel de noivado

Um anel de noivado é a tua jóia mais importante e especial.

Não é só o símbolo eterno da vossa união e amor, mas também é uma herança que vai passar para a geração seguinte. 

Há sempre coisas que não sabemos e que fazemos errado, no que toca a cuidar das nossas jóias, por isso dedicamos este a umas dicas úteis e simples mas que fazem toda a diferença, para que o teu anel de noivado seja mesmo uma peça “para sempre”.

 

Desporto 

O desporto faz parte de quase todas as nossas rotinas diárias, e é importante termos em atenção que nem todas as atividades são “amigas do anel”. 

Desportos que envolvem contacto com as mãos, com o impacto podem dobrar ou danificar as garras que seguram o diamante, fazendo com que a pedra fique solta e possa cair. 

Se praticas atividades que envolvam água, então também é uma excelente altura para removeres o teu anel. Os dedos ficam mais escorregadios e o risco de se perder é muito maior. Infelizmente há inúmeras histórias de pessoas que perderam os seus anéis no mar e no oceano.

 

Produtos de limpeza  

Por vezes quando o anel é muito confortável, nem nos lembramos que o estamos a usar, mas devemos ter em atenção que alguns agentes são prejudiciais para o teu Precioso.

A lixívia e o amoníaco são agentes corrosivos para as ligas metálicas, podendo desgastar ou remover banhos e danificar o ouro da peça. 

Os diamantes são bastante mais resistentes, mas ainda assim, deves ter cuidado para não usar este tipo de produtos com ele. 

Os produtos de limpeza podem ser corrosivos para o teu anel, por isso, quando decidires tratar da casa, o aconselhado é mesmo retirar o anel e guardá-lo num lugar seguro. 

 

Produtos de Beleza 

Os cremes, séruns e perfumes são ótimos para a nossa pele, mas não são tão apreciados pelas nossas jóias. 

O excesso de creme que se acumula na peça pelo uso contínuo diminui o brilho da pedra e torna-a baça com o passar do tempo. 

O mesmo acontece com os perfumes e sprays que borrifamos para cima das nossas jóias. Os perfumes têm normalmente alguma concentração de álcool, um agente corrosivo para os metais, enfraquecendo o seu brilho natural ao longo do tempo. 

A solução é a mesma do álcool gel. Primeiro aplicar os produtos todos e deixar a pele absorver, para depois colocar o bling. 

 

Álcool-Gel Desinfectante 

Tem sido um dos produtos mais constantes na nossa vida, desde que a pandemia apareceu. Apesar de ser um ótimo agente de proteção sanitária, não é ideal para as nossas jóias. 

Os efeitos dos agentes desinfetantes não é imediato, mas com o passar do tempo, vai removendo o banho de ródio que reveste e protege o ouro branco, bem como o brilho da pedra, que vai desvanecendo e pode não voltar. 

Além de tornar a pedra baça, também pode desgastar as garras que a seguram, tornando as pedras mais susceptíveis de cair. 

No entanto, não deixes de usar desinfetante! 

A saúde é mais importante do que qualquer peça de joalharia. Sugerimos que removas o anel antes de aplicar o desinfetante e que voltes a colocá-lo quando tiveres as mãos secas. 

Estas são apenas algumas dicas do que podes fazer para prolongar a esperança média de vida do teu anel de noivado. Idealmente deves também fazer uma revisão anual num joalheiro para limpar a peça e revisar as garras que seguram as pedras, para que não corras riscos de perder nenhuma. 

A Oficina Carlton dispõe de um serviço pós venda para fazeres a revisão anual do teu anel de noivado, de forma gratuita durante os dois primeiros anos. 

Veja mais

Aneis de noivado

Porquê comprar diamantes certificados?

O que é um certificado?  Antes de mais, é importante perceber o que é um Certificado e para que serve.  Um certificado é como um