fbpx

Porquê comprar diamantes certificados?

O que é um certificado? 

Antes de mais, é importante perceber o que é um Certificado e para que serve. 

Um certificado é como um passaporte para uma pedra, é intransmissível e contém em si todas as informações sobre ela: dimensões, peso, 4 C’s, e um número identificador que também está gravado na pedra. 

A pedra é analisada em laboratório, por gemólogos experientes que determinam de forma imparcial quais as características do diamante, o que permite que quando adquirires uma determinada pedra, tenhas a certeza absoluta do que estás a comprar, porque estes certificados são válidos em qualquer parte do mundo. 

Na pedra é gravado a laser um número, que só é visível com lupa, e que irá corresponder ao número que está no dossier, o pequeno livrete que te entregam, junto com a pedra, quando a compras numa loja. 

Há vários laboratórios que certificam pedras, podes encontrá-los com uma simples pesquisa. Na Carlton trabalhamos com diamantes certificados pelo mais antigo e reputado laboratório gemológico do mundo – GIA – Gemological Institute of America. 

Consideramos que só trabalhando com o melhor do mercado, podemos ser competitivos e oferecer a qualidade superior que procuras. 

Exemplo de inscrição gravada a laser com o número identificador GIA 

Fonte: GIA.edu

Porque é importante um certificado? 

Atrás de um balcão, normalmente as pessoas transmitem confiança, e queremos acreditar no que nos dizem e estão a vender, mas a verdade é que o mercado está cheio de pedras que simulam outras, e os sintéticos são cada vez mais difíceis de distinguir, especialmente para olhos pouco treinados e pouco conhecedores. 

A verdade é que, a melhor forma de garantirmos que o que estamos a comprar é legítimo, é através de um certificado de um laboratório conhecido. 

Se vais comprar um diamante pela primeira vez, e tens pouco conhecimento sobre o assunto, deves sempre procurar comprar certificado e falar com quem tem algum conhecimento sobre os 4Cs. 

Exemplo de um Diamond Grading Report Fonte: GIA

Tipos de certificação para diamantes GIA

Existem vários tipos de certificação. Estes são os mais conhecidos, e usados pela GIA: 

 

Diamond Grading Report 

O Relatório de Classificação de Diamantes GIA inclui uma avaliação do 4Cs, um diagrama das características das inclusões da pedra, informações sobre o corte e proporções da pedra. 

É o segundo tipo de certificação mais completo. 

Diamond Origin Report 

Contém todas as informações relativas à pedra, tal como no anterior, mas inclui ainda a confirmação da origem geográfica do diamante. 

Usado somente para diamantes naturais e com peso mínimo de 0.15cts.

Diamond Dossier 

Inclui informação dos 4Cs do diamante, com inscrição a laser com o número do relatório para uma identificação da pedra mais fácil. 

Só é feito para diamantes naturais e incluidos na escala de cor D a Z, que pesem entre os 0.15cts e os 1.99cts.

Diamond EReport 

Relatório completo da pedra com fotografia da mesma, voltada para cima. Só é feito para diamantes naturais e incluidos na escala de cor D a Z, que pesem entre os 0.15cts e os 2.99cts.

Disponível apenas online.

Na Carlton, todos os diamantes redondos a partir de 0.18cts são certificados, bem como os talhes Fancy a partir de 0.25cts. 

Acompanhado do teu anel de noivado de sonho, segue uma bolsa que guarda o Diamond Dossier referente à tua pedra central. 

Se ainda tens dúvidas sobre a certificação de pedras, podes entrar em contacto connosco para esclarecer qualquer questão. 

Veja mais

Aneis de noivado

Porquê comprar diamantes certificados?

O que é um certificado?  Antes de mais, é importante perceber o que é um Certificado e para que serve.  Um certificado é como um