fbpx

Que ouro escolher para o anel de noivado?

O Karat, Quilate em português, é a unidade de medida usada para definir a quantidade de metal precioso que uma peça tem na sua composição. 

Se uma peça tem 18 quilates, significa que 75% da sua composição é ouro e os restantes 25% são outros metais como níquel, zinco ou cobre. O ouro puro é demasiado macio e risca com facilidade, e estes metais adicionais conferem-lhe maior durabilidade, tornando-o mais resistente.

Estes metais adicionais também definem a cor final do ouro, e é por isso que falamos hoje sobre eles, para te dar umas dicas sobre a cor a escolher para o teu anel de noivado.



Cores de ouro? O que é isso? 

 

As cores de ouro mais conhecidas,e de que já deves ter ouvido falar são o Ouro Branco e o Ouro Amarelo. O outro ouro também usado é o Rosa, mas é possível que ainda não te seja familiar. 

Os tons de amarelo e rosa podem variar ligeiramente consoante as quantidades de metais usados e os tipos de ouro, mas consegues facilmente distingui-los. 

Ouro Branco

Durante muitos anos, foi a cor de eleição para anéis de noivado. Na sua composição tem elementos como a prata e o paládio, para ter a cor cinza prateada. Na realidade, o ouro branco é bastante amarelado, por isso é-lhe dado um banho com outro metal chamado de ródio para que fique com a cor mais cinza, semelhante à da platina. 

O ouro branco é o que dá maior destaque à pedra. Isto é importante quando falamos de anéis solitários com pedras centrais grandes e de cores D-E-F. (Saber mais sobre as cores dos diamantes) 

Continua a ser a cor favorita para anéis de noivado, e por muitos, ainda símbolo de luxo e da alta joalharia. 

É por isso a cor de ouro ideal para os amantes de um estilo mais contemporâneo, moderno e elegante.

Ouro Amarelo

O ouro amarelo tem na sua composição 75% de ouro puro e 25% de metais como o cobre e o zinco. 

Um anel desta cor, ao contrário do ouro branco, não precisa de ser banhado, porque é naturalmente amarelo. 

É uma cor ótima para quem tem estilos de vida muito ativos, porque se vai manter sempre igual. A sua aparência é sempre melhor quando está polido. 

Tradicionalmente é a cor escolhida pelos noivos para as alianças. 

É a cor de ouro ideal para a noiva mais clássica, que procura peças que nunca saem de moda. O ouro amarelo permanece brilhante ao longo do tempo. 

Ouro Rosa

 

O ouro rosa pode ser algo novo para ti, não é muito conhecido e nem todas as ourivesarias comercializam. 

Normalmente o ouro rosa tem na sua composição 4% de prata, 75% de ouro puro e 21% de cobre, este último é o metal que lhe dá o tom rosado. 

É uma cor de ouro muito delicada que tem vindo a ganhar popularidade nos últimos anos, especialmente quando conjugada com pedras com talhes de diamantes menos convencionais, como o Oval ou Pêra. 

Para a noiva mais romântica, o tom rosado tem um toque extremamente feminino, quente e suave.

A grande tendência de 2020 que se está a estender para o atual ano, são os anéis em ouro amarelo, acreditamos que é por ser a cor do ouro por natureza, e que se mantém mais brilhante com o passar do tempo.

Em suma, atualmente todas as combinações são possíveis e estão na moda. Deves ter em conta o tipo de acessórios que a tua noiva usa, e o estilo dela. Normalmente são esses fatores que determinam a cor do anel. 

Veja mais

Aneis de noivado

Cuidados a ter com o anel de noivado

Um anel de noivado é a tua jóia mais importante e especial. Não é só o símbolo eterno da vossa união e amor, mas também