Diamante redondo vs Diamante fancy

Quando estiveres à procura de um anel de noivado, seguramente ouvirás falar sobre o talhe das pedras, ou corte ou lapidação. 

A lapidação é a terminologia relacionada com o formato geométrico e o corte do diamante. 

Num diamante bem lapidado, todas as facetas são proporcionais e lapidadas com precisão para que seja maximizada a sua capacidade de refletir a luz e de brilhar.

Os cortes dos diamantes são separados em dois grupos, os Redondos e os Fancy Cuts. 

Todos os diamantes que não são redondos são considerados Fancy, e ainda que esta pedra possa ser cortada em quase todas as formas que imaginamos, estes são os talhes fancy mais populares: 

Princesa, Cushion, Oval, Esmeralda, Pêra ou Lágrima, Navette, Asscher, Radiante e Coração.

Fonte: Purely Diamonds

O tipo de lapidação deve ser tido em conta, no ato da compra do anel porque 

Os diamantes Fancy têm preços que variam entre os 10% e os 43% abaixo dos valores dos redondos.

Então, mas não são os 4Cs que definem o valor de um diamante? 

A resposta é, sim e não. Embora os 4Cs tenham um grande impacto no preço de um diamante, esse valor em específico também é afetado pela percentagem de pedra bruta que é perdida durante o processo de corte e polimento.

Neste post vamos falar sobre as lapidações mais populares escolhidas para os aneis de noivado.

Redondo ou Brilhante

O mais apreciado corte de diamante. É mais comum atualmente ouvires falar em talhe Brilhante, e temos a certeza que já o viste em todas as ourivesarias.

É o talhe mais popular de todos, o para sempre favorito, e também o mais caro. 

Apenas 40% do diamante em bruto é aproveitado para criar a lapidação Brilhante, o que faz com que o desperdício seja muito grande, contribuindo para o seu incremento.

No entanto, estima-se que 75% dos diamantes vendidos no mundo inteiro sejam de talhe redondo, pelo que, o seu valor também deriva da sua procura. 

O talhe Brilhante é a lapidação em que as propriedades óticas do diamante são melhor aproveitadas, o que significa que nenhum talhe fancy o consegue superar em termos de brilho, dispersão de luz e fogo.

Princesa

O talhe Princesa é o segundo favorito do público, também conhecido como o diamante quadrado. A sua forma quadrada e única permite que uma pedra com este talhe tenha um brilho e cintilar semelhante ao talhe brilhante, por um preço significativamente mais baixo. 

A principal razão é que no processo de corte princesa, é aproveitado cerca de 80% do diamante em bruto, o que torna o desperdício muito menor e por isso, é uma excelente opção para quem quer uma pedra grande, sem pagar os valores de um talhe redondo. 

É a pedra ideal para quem tem um estilo mais contemporâneo. 

Oval 

Esta forma tem vindo a ganhar popularidade entre as noivas. Uma das grandes vantagens do talhe oval é a dimensão percepcionada, graças à sua forma alongada, o que faz com que pareça maior do que realmente é. 

Um diamante oval é uma excelente opção para quem gosta do talhe redondo, mas procura uma pedra maior mais acessível.

Esmeralda

O talhe Esmeralda tem uma forma retangular, normalmente alongada, e tal como os talhes princesa, é usada uma percentagem muito alta de diamante em bruto para os produzir, pelo que é uma excelente alternativa às pedras arredondadas. 

Como a sua forma é comprida e elegante, parece maior do que um Princesa com um peso semelhante.

É um diamante com uma personalidade clássica e distinta, para quem procura um anel inspirado no estilo Art Deco.

Pêra ou Lágrima 

O diamante lapidado em Pêra ou Lágrima, tal como o Oval, tem ganho popularidade nos últimos anos. Graças à sua forma, tem uma grande capacidade de dispersão e brilho, com um preço bastante mais simpático do que o Brilhante, o que fez com que ganhasse muitas fãs, especialmente junto daquelas que gostam de uma peça menos tradicional. 

De todos os talhes, o formato de lágrima é o que alonga mais o dedo, tornando-o mais elegante.

Ainda que, devas ter em atenção todos estes fatores para escolheres um diamante em consciência, quando decidires comprar o anel, é o estilo dela que deve determinar esta decisão.

Se precisas de ajuda para escolher o talhe de diamante perfeito, entra em contacto connosco. Os nossos especialistas vão ajudar-te a escolher a pedra perfeita para o teu budget e gosto!